A henna é um corante natural, extraído da planta Lawsonia Inermis, muito utilizado na África e na Ásia. Naturalmente, tem cor avermelhada, mas os fabricantes o misturam a outros extratos para adquirir colorações variadas, incluindo loiro e castanho. O pó misturado à água morna pode ser aplicado para pintar os fios e a pele, preenchendo falhas. A durabilidade é de cerca de 10 a 15 dias em pele menos oleosa.
A tintura, por sua vez, traz componentes químicos e muda a cor de forma mais duradoura (1 a 2 meses), sem pigmentar a pele. Pode ser utilizada para tingir pelos brancos, além de realçar ou mudar a cor das sobrancelhas. Não se trata do mesmo produto aplicado nos cabelos, que é mais agressivo.
Os resultados não são iguais e, portanto, a escolha depende do resultado que a pessoa quer exibir.
A coloração costuma ser indicada para quem tem pelos brancos ou muito claros e quer pigmentá-los.
Também é uma boa pedida se mudar a cor do cabelo e quiser que a sobrancelha tenha efeito semelhante. Não desbota e costuma durar de 1 a 2 meses.
A Henna, por sua vez, colore os fios e também a pele, preenchendo o espaço das falhas. Tende a perder a intensidade da cor com o tempo e esse processo é mais rápido em peles oleosas. A durabilidade é menor, de 15 a 30 dias.
Na hora de escolher a tonalidade dos dois produtos, leve em conta a cor dos fios de cada pessoa.